Windows 10 emite alertas aos usuários do Firefox e Chrome: "Edge é mais seguro"

Por Redação | 18 de Novembro de 2016 às 20h17

Se você costuma navegar na internet usando o Windows como sistema operacional, certamente já deve ter se deparado com várias mensagens da Microsoft tentando promover o Edge, seu navegador que veio para substituir o finado Internet Explorer. Normal, afinal, a companhia não está fazendo nada a além de vender seu próprio peixe.

Mas, agora, a companhia decidiu ir além e resolveu atacar os concorrentes FIrefox e Chrome, dizendo que eles não são seguros o suficiente. Por meio de mensagens no sistema, o Windows 10 anda emitindo alertas dizendo que o "Microsoft Edge é mais seguro que o Firefox (ou Chrome)".

Quem chamou a atenção para o ato-publicitário-não-tão-ético da Microsoft foi um usuário do Reddit, chamado illCodeYouABrain. Ele capturou a imagem da tela no exato momento em que a mensagem aparece no sistema — que coincidiu justamente com a hora que ele abriu o Firefox.

A mensagem diz: "O Microsoft Edge é mais seguro que o Firefox. Ele boqueia 21% mais malwares que usam engenharia social. Saiba mais".

Parece que o Windows emite essas mensagens sem seguir um padrão, de maneira aleatória, porque segundo o usuário que percebeu isso, nem todas as vezes em que ele abre o Firefox o aviso aparece. Mas, a propaganda e as alfinetadas entre serviços online não são novas. O que chama a atenção é a Microsoft elaborar algo que difere um pouquinho do que o Google faz ao emitir uma propaganda do Chrome em seu buscador, do Yahoo linkando para o Firefox e do Bing recomendando o Edge, porém, já que eles não citam nomes.

E a Microsoft confirmou que faz isso também com o Chrome. Para ela, estes aviso existem para "oferecer ao usuário informações simples e rápidas que ajudam a melhorar a experiência no Windows 10". Se você acha que isso é conversa fiada para boi dormir, ainda resta o bom e velho recurso desabilitador de mensagens como essa no sistema. É só ir até Configurações > Sistema > Notificações e ações e desmarcar a opção Obter dicas, truques e sugestões de como usar o Windows 10.

Via VentureBeat

Canaltech no Facebook

Mais de 370K likes. Curta nossa página você!