Versão web do Google Chrome terá Modo Escuro para PCs e Chrome OS em breve

Por Rui Maciel | 29 de Julho de 2019 às 18h20
Reddit

Se existe uma "moda" que vem ganhando espaço entre aplicativos e softwares afins, esse é o Modo Escuro que, além de proteger a visão, também ajudaria a economizar bateria em smartphones, principalmente aqueles com tela OLED. E se essa funcionalidade já está presente no Chrome para telefones Android, ela também chegará no navegador do Google em versões para desktop e Chrome OS.

A descoberta foi feita a partir da análise de um código, que traz uma sinalização específica de que o Modo Escuro também será distribuído para outras plataformas. Ela é indicada com o comando "#enable-force-dark".

A partir desta plataforma cruzada, o Google passa a oferecer cinco opções de Modo Escuro para escolha do usuário. São elas: Inversão simples baseada em HSL, Inversão simples baseada em CIELAB, Inversão de imagem seletiva, Inversão seletiva de elementos não-imagem e Inversão seletiva de todos os elementos.

Modo escuro em aplicativos: proteçãoà visão e economia da bateria

De acordo com o site 9to5google, as opções HSL e CIELAB são, basicamente, duas maneiras diferentes de descrever matematicamente uma cor. Em ambas, a letra L significa "leveza", o que simplifica o processo de escurecimento ou clareamento de uma determinada cor.

O CIELAB é o modelo com recursos mais avançados, produzindo resultados visualmente mais agradáveis para os usuários. Além disso, todas as opções que trazem a funcionalidade de "inversão seletiva" são baseadas no CIELAB.

Analisando o código mais a fundo, é razoável supor que as duas inversões “simples” do Chrome provavelmente inverteriam todas as cores nos sites, independentemente de a inversão realmente contar como “modo escuro”, ou seja, mesmo invertendo um site escuto com um tema claro, por exemplo. As opções seletivas, por outro lado, devem apenas inverter as cores com base em certos limites.

Como se trata de um trabalho em desenvolvimento, não é possível indicar como o Modo Escuro funcionará para PCs e notebooks baseados no Chrome OS.

Fonte: 9to5google

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.