Siga o @canaltech no instagram

Vazam imagens do novo Edge baseado no Google Chromium

Por Wagner Wakka | 25 de Março de 2019 às 10h09
Tudo sobre

Microsoft

Saiba tudo sobre Microsoft

Ver mais

A Microsoft vem apanhando há tempos para criar um navegador que caia nas graças dos usuários. Para tentar resolver o problema, a empresa passou a fazer seu novo modelo do Edge baseado no Chromium, plataforma open source da Google usada pela gigante das buscas como base para o Chrome. E neste final de semana vazaram imagens do novo browser.

As fotos, segundo o site, foram divulgadas por uma pessoa próxima ao projeto e são relativas a uma versão já avançada do programa. Ainda não se trata de uma build para ser lançada, aponta a reportagem do The Verge, mas já está bastante estável.

A princípio, o navegador tem uma carinha de Chrome, mas com as cores e parte das diretrizes de design do Windows 10.

Participe do nosso Grupo de Cupons e Descontos no Whatsapp e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.
Foto: Tom Warren / The Verge

A principal mudança está na aba de configurações, que em nada tem a ver com o Chrome. Aqui, a empresa trabalha em uma versão que se assemelha mais ao Firefox, da Mozilla, com poucas opções e um desenho mais quadrado.

Página de configurações do Edge novo (Foto: Tom Warren / The Verge)

O usuário deve entrar no Edge novo, claro, usando a conta da Microsoft. Mesmo que a empresa se baseie no Chromium, o produto ainda é um serviço ligado ao Windows e deve contar com as funcionalidades do sistema operacional, principalmente a ferramenta de timeline.

Contudo, a Microsoft deve emprestar algumas funcionalidades da Google. Uma delas é a ferramenta que permite instalar extensões da Chrome Web Store. Atualmente, navegadores como o Opera e o Vivaldi também aderiram a essa possibilidade, trazendo para si toda a gama de ferramentas da loja.

Sistema deve ser integrado com extensões do Chrome (Foto: Tom Warren / The Verge)

O desenho para quando se abre uma nova aba no navegador também mudou bastante. Agora, o usuário pode escolher o tema do fundo que aparece quando se abre uma nova guia. É possível escolher entre imagens que sejam inspiradoras, informacionais ou para se focar.

Opções do fundo da nova aba (Foto: Tom Warren / The Verge)

Os sites favoritos ou últimos abertos também aparecem nesta página, mas com ícones pequenos e discretos, favorecendo completamente a imagem de fundo e a barra de buscas do Bing.

Página de nova aba ícones pequenos (Foto: Tom Warren / The Verge)

Apesar de ter confirmado esta mudança drástica no seu navegador, a Microsoft ainda não informou quando pretende lançar essa atualização. Apesar do estágio avançado de desenvolvimento, a pessoa que vazou as informações disse que o novo navegador ainda deve demorar para chegar ao mercado.

Fonte: The Verge

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.