Ungoogled: o browser que é como o Chrome, só que sem o Google

Por Luciana Zaramela | 30.09.2016 às 21:34

Que muita gente usa e aprova o navegador Google Chrome, não resta dúvidas. Mas muita gente anda reclamando por aí de algo um tanto quanto incômodo nos serviços gratuitos do gigante das buscas, principalmente no que se refere à questão da privacidade. Nós já sabemos que a companhia rastreia seus usuários para aprender melhor sobre seus gostos e preferências online, para direcionar melhor os anúncios e propagandas. E foi justamente para fugir disso que um desenvolvedor criou um navegador que traz tudo aquilo que o Chrome tem de bom, deixando de fora essa mania de "fuxiqueiro".

O cara, que faz parte da comunidade de desenvolvedores do Github, criou o Ungoogled, um navegador que traz as vantagens do Chrome, sem os serviços que se comunicam diretamente com a empresa, enviando dados sobre o que os usuários curtem fazer na web. O aplicativo, aliás, foi baseado no próprio Chromium (a versão de código aberto do browser oficial do gigante, destinada a desenvolvedores).

Ungoogled

Ungoogled rodando no Mac OS. Lembre-se de permitir, nas configurações de segurança, o download de aplicativos a partir de fontes desconhecidas (como o Github, neste caso). (Screenshot: Canaltech)

Veja que bacana a "lista de recursos" do Ungoogled:

  • Desabilite ou remova quaisquer serviços que te importunem ou se comuniquem com o Google, invadindo sua privacidade;
  • Os "binários" foram retirados do código original, e agora é possível usar os fornecidos pelo sistema para construir um novo navegador a partir da própria fonte;
  • Adicione, modifique ou desabilite recursos que inibem o controle e a transparência (estas alterações são pequenas e não possuem impactos significantes na experiência geral do usuário).

O novo browser já está disponível para MacOS, Windows, Ubuntu e Debian. Se você quiser fazer um teste, pode baixá-lo diretamente do Github para seu computador. Você encontra o Ungoogled na sua página de release, juntamente com a última build para cada sistema operacional compatível.

Vale lembrar que, por não ser um produto oficial do Google, o Ungoogled não contam com atualizações automáticas. É preciso estar sempre checando a página do projeto no Github a fim de mantê-lo atualizado, na medida do possível, e livre de "encrencas" relacionadas a segurança.

Fonte: Github; Via 9to5Google