Safari para iOS 10 otimiza reprodução de vídeos e GIFs

Por Redação | 26.07.2016 às 17:20

O iOS 10 está trazendo uma série de modificações importantes no Safari. De acordo com uma postagem no blog do WebKit, motor de renderização de código aberto criado pela Apple e que está por trás de navegadores como o Safari, as mudanças no browser incluem uma melhor otimização das páginas da web para redução no consumo da rede de dados no iPhone e iPad bem como na economia de bateria destes dispositivos.

A melhoria de desempenho do Safari acontece graças a um melhor gerenciamento do navegador em vídeos de páginas da internet e também em GIFs. Os vídeos não serão mais reproduzidos automaticamente pelo navegador e no caso dos GIFs os usuários não precisarão mais tocar sobre eles para que eles comecem a funcionar.

No iOS 10 os vídeos configurados para serem iniciados automaticamente só começarão a serem reproduzidos quando eles estiverem visíveis na tela, reduzindo assim o consumo de energia e de dados. Desse modo, quando os vídeos não estiverem mais visíveis na tela, eles serão pausados automaticamente e só voltarão a ser reproduzidos quando voltarem à tela do usuário.

Para que recebam um tratamento otimizado na codificação da imagem e usufruírem dos novos recursos do Safari no novo sistema móvel da Apple, os GIFs, assim como os vídeos tradicionais, poderão utilizar a tag

A expectativa é que a versão final do iOS 10 seja lançada em conjunto com o iPhone 7 ou, como em alguns anos, nos dias seguintes ao lançamento do smartphone da Maçã.

Fonte: WebKit