Project Spartan supera Google Chrome em teste de desempenho

Por Gabriel Gifoli | 27 de Abril de 2015 às 17h18
photo_camera Reprodução/Microsoft

Talvez seja muito cedo para comemorar, mas a Microsoft já pode ficar um pouco mais confiante em relação ao seu futuro novo navegador do Windows 10, o Project Spartan (ou seja lá como acabar se chamando a versão final do browser).

Em testes de Octane 2.0 para medir o desempenho do motor JavaScript, desenvolvidos pelo próprio Google, o navegador da Microsoft atingiu uma pontuação total de 32 mil pontos, enquanto o Chrome 42 (64-bits) parou na casa dos 30 mil. A build do Firefox Nightly, por sua vez, não passou dos 27 mil. Para efeitos de comparação, o Internet Explorer 11, do Windows 8.1, obteve apenas 17 mil pontos em seu último teste de JavaScript.

As boas notícias para a Microsoft também vieram dos testes com HTML 5, nos quais o Spartan obteve 400 pontos de um total de 555. O Explorer 11 havia atingido somente 336 no Windows 8.1. Ainda assim, nesse quesito o Google Chrome está disparado na frente, com 535 pontos. Embora esteja em estágio embrionário e precise de inúmeros reparos de bugs e melhoras de velocidade, o Project Spartan já pode ser uma preocupação real para o Google.

De qualquer modo, o Chrome continua absoluto líder de mercado, com quase metade de todos os usuários. Além disso, a Microsoft vai ter que correr bastante se quiser alcançar o sucesso do navegador do rival. O Project Spartan ainda necessita de evolução, como a adição de suporte a OpenGL, melhoria no desempenho do HTML5 e também possibilitar a criação de extensões para o navegador - um dos pontos mais fortes do Chrome.

Fonte: Neowin

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.