Opera integra bloqueador de anúncios nativamente em desktops e Android

Por Redação | 04.05.2016 às 10:02

A Opera anunciou que seu bloqueador de anúncios passa a ser um recurso nativo em seu navegador, tanto na versão para desktops quanto para dispositivos móveis Android. De acordo com o CEO da companhia, Lars Boilesen, o recurso nativo otimiza positivamente o desempenho do navegador, deixando a navegação mais ágil e mais limpa.

O bloqueador de anúncios do Opera foi anunciado em março, mas estava disponível apenas nas versões experimentais do browser. Segundo comunicado da empresa, aproximadamente 60 milhões de pessoas utilizam o Opera para computadores e cerca de 120 milhões de usuários navegam na internet através do Opera Mini para Android todos os meses. Para esses usuários, não será mais necessário instalar qualquer extensão para bloquear anúncios publicitários, que acabam interferindo no desempenho do navegador.

Segundo Boilesen, o Opera trabalha 89% mais rapidamente do que os navegadores sem bloqueadores de anúncios, tendo um desempenho 45% superior em relação ao Chrome com extensões similares. No caso dos dispositivos móveis, o Opera Mini pode ajudar a obter uma economia de dados de até 14% com o bloqueador de anúncios. Vale lembrar que o navegador também possui a tecnologia de compressão de dados, que reduz ainda mais o consumo do plano de dados do usuário.

Opera bloqueador de anúncios

Na versão para desktops, o Opera mostra estatísticas de quantos anúncios foram bloqueados, bem como fornece a capacidade de comparar a velocidade de carregamento de uma página com ou sem a extensão nativa de bloqueio de publicidade. Para ativar o bloqueador, basta acessar "Configurações" e depois localizar a guia "Bloquear anúncios". Já no caso do Opera Mini para Android, basta tocar no menu "O" e em sumário de economia de dados. Feito isso, ative o recurso "Bloquear anúncios" posicionando o botão em "on".

Via TechCrunch