Opera agora conta com função que economiza até 49% da bateria do notebook

Por Redação | 08 de Junho de 2016 às 10h23

A partir desta quarta-feira (8), todos os usuários do navegador Opera poderão utilizar o modo de economia de energia, função que estava disponível apenas para alguns usuários da versão para desenvolvedores. O recurso ajuda a economizar a bateria do notebook e está disponível na versão 38 do browser.

De acordo com vários testes realizados pela Opera, o navegador traz melhorias nos índices e autonomia durante a navegação na internet de 40% em relação ao desempenho apresentado pelo Google Chrome, por exemplo. Para uma maior eficiência na economia de energia, a empresa afirma que, se combinado com o bloqueador de publicidade nativo do navegador, é possível incrementar a economia energética para até 49%.

Modo de economia Opera

Ao tirar o laptop da tomada, utilizando-o apenas com a energia armazenada na bateria, o Opera mostra um ícone junto ao campo de pesquisa na parte superior direita da tela. Ao clicar no botão, o modo de economia é ativado e o usuário também pode optar pelo acionamento automático da funcionalidade toda vez que a carga da bateria chegar a 20%.

O recurso funciona reduzindo a atividade em abas abertas em background, a velocidade com que os conteúdos aparecem no navegador (limitado a 30 fps) e a frequência com que o processador é solicitado. Além da melhoria no consumo de energia, a empresa informou que a funcionalidade também ajuda a manter o computador até 3ºC mais frio, o que acaba contribuindo para a conservação de componentes do dispositivo.

Junto com o novo modo de economia de energia, o Opera também recebeu o recurso que permite utilizar uma imagem como template e a adição de listas personalizadas no adblocker. A versão 38 do Opera está disponível para Windows e OS X.

Fonte: Opera

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.