Novo navegador da Mozilla deve ser lançado em junho

Por Redação | 15 de Março de 2016 às 08h51
Tudo sobre

Mozilla

A Mozilla está desenvolvendo um novo navegador que deve chegar aos usuários em breve. De acordo com uma postagem de um dos membros da equipe de desenvolvimento do software, a primeira versão do navegador chamado Servo chegará em junho.

O Servo é um browser desenvolvido a partir do zero, num esforço da Mozilla para fazer algo completamente novo. O software está sendo criado com base na linguagem Rust e é focado no desempenho, segurança, modularidade e paralelismo.

A tarefa de criar um navegador que possa apresentar essas qualidades e se tornar uma alternativa mais rápida, leve e segura aos demais browsers do mercado não é fácil. Para isso, o Servo conta com componentes independentes, como o processamento, análise de HTML, layout e outras características que funcionam de maneira isolada. Isso contribui para que o navegador tenha maior desempenho e estabilidade.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Mozilla Servo

O Servo está sendo desenvolvido para Linux, Android, Mac OS X e Firefox OS. A ausência significativa é do Windows, que parece não ser o foco da equipe de desenvolvimento no momento. A fundação espera lançar uma versão Alpha em junho para que os usuários possam testá-la e fornecer feedback para a equipe de desenvolvimento continuar trabalhando nos próximos meses.

Muitos consideram corajosa a decisão da Mozilla de desenvolver um navegador alternativo e com características peculiares como o Servo. Provavelmente, o navegador conseguirá tomar uma parte do mercado de browsers, o que consequentemente pode afetar o Firefox, principal produto da empresa e um dos navegadores mais utilizados do mundo. Ainda não está claro como a fundação sem fins lucrativos pretende lidas com os dois navegadores ou se no futuro os dois projetos podem se fundir.

Fonte: The Next Web

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.