Novo Firefox para iOS foca em privacidade do usuário

Por Redação | 17 de Novembro de 2016 às 16h06
photo_camera Divulgação

A Mozilla Foundation, desenvolvedora do browser Firefox, anunciou nesta quinta-feira (17) o lançamento do Firefox Focus, um navegador móvel para iOS que preserva a privacidade do usuário.

O navegador bloqueia anúncios e cookies em sua configuração base, assim como apaga o histórico de navegação assim que é fechado, incluindo as senhas de acesso do usuário.

Segundo a Mozilla, esta mudança simplifica o browser e o torna mais ágil, carregando páginas com maior velocidade, dado o fato que adwares e outros softwares incluídos nas páginas geralmente afetam a performance da navegação.

PECHINCHAS, CUPONS, COISAS GRÁTIS? Participe do nosso GRUPO DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

O aplicativo é bastante simplificado em sua apresentação, não contando com abas, nem lista de sites favoritas, e poucas opções de configuração. Entretanto, ele oferece opções para configurar que tipo de rastreadores de dados o usuário pretende bloquear (publicidade, analytics, social).

O Firefox Focus já estava no mercado há cerca de um ano, mas a versão original do aplicativo funcionava mais especificamente como um bloqueado de ads que funcionava em paralelo com o Safari, browser padrão para o sistema da Apple. A opção de usar o Focus no Safari ainda está ativa, mas agora também ele pode competir diretamente com o navegador da Maçã.

Uma curiosidade do navegador é que ele usa o Yahoo Search em vez do Google como sua opção inicial quando se trata de buscas. Apesar do Google ser uma das principais empresas quando se trata de vasculhar os dados dos usuários, o Yahoo também não é flor que se cheire. Vale lembrar que recentemente a empresa foi envolvida em um escândalo onde teria vazado milhares de dados de usuários de seus e-mails para agências de segurança do governo norte-americano.

Fonte: TechCrunch

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.