Mozilla lança fundo para manter a segurança dos softwares open-source

Por Redação | 11.06.2016 às 00:05

A Mozilla Foundation, conhecida por ser a desenvolvedora do popular navegador Firefox, lançou nesta sexta-feira (10) o seu fundo monetário Secure Open Source (Código Aberto Seguro, em tradução livre) para auditoria de projetos de softwares de código-aberto.

O fundo 'SOS' faz parte do programa Mozilla Open Source Support (Suporte Open Source da Mozilla), e vai disponibilizar inicialmente US$ 500 mil para alguns desenvolvedores de software open-source com o objetivo de evitar bugs no software e principalmente conter as brechas de segurança.

"O fundo SOS vai trazer auditoria de segurança, remediação, e verificação para projetos open-source chaves," declarou o chefe de políticas públicas da Mozilla Foundation, Chris Riley. O valor inicial disponível é de meio milhão de dólares, mas a ideia da Mozilla é incentivar que outras companhias e o governo também invistam na ideia, dessa forma o projeto poderá seguir adiante na pesquisa geral de segurança de software.

Sabemos que projetos de desenvolvimento de software em código-aberto, são todos baseado na colaboração e envolvimento dos usuários na hora de identificar problemas. Esse tipo de projeto colaborativo, tem se tornado cada vez mais importante no mercado, já que o open-source é preferência cada vez maior com o passar dos anos.

Mesmo assim, auditorias de segurança podem custar muito dinheiro. Principalmente para pequenos desenvolvedores, o valor do serviço acaba sendo proibitivo. É justamente nesses casos que o capital disponibilizado pela Mozilla será muito bem vindo. Mas, como Riley destaca, o fundo vai precisar de mais parceiros importantes para se manter vivo no futuro.

Via: Digital Trends