Mozilla lança Focus, bloqueador de anúncios para iOS

Por Redação | 08 de Dezembro de 2015 às 16h30
TUDO SOBRE

Mozilla

A Mozilla lançou nesta terça-feira (8) um novo programa que se aproveita do bloqueio de conteúdo presente na API do iOS 9. Trata-se do ad-blocker Focus, que já está disponível na App Store por meio deste link. Ao contrário de outros bloqueadores de publicidade, como Crystal e Peace, o Focus foi desenvolvido para dar aos usuários maior controle sobre o nível de profundidade do bloqueio a partir de uma determinada página.

O ad-blocker conta com diferentes configurações para bloquear anúncios, análises e monitoramento através das redes sociais como o Facebook. O aplicativo usa a lista Disconnect.me, um plug-in que mantém uma grande quantidade de rastreadores, incluindo muitos associados a redes de publicidade. O app também promete identificar novos trackers em tempo real.

Por enquanto, o Focus irá funcionar apenas com o Safari, devido a maneira com que o iOS gere os bloqueadores de conteúdo. No entanto, a Mozilla espera que a Apple abra o sistema nos próximos meses, permitindo que os usuários possam combinar o Focus com o Firefox.

PECHINCHAS, CUPONS, COISAS GRÁTIS? Participe do nosso GRUPO DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Focus

O lançamento do Focus é notável, visto que a Mozilla sempre foi firmemente contrária ao rastreamento e defende a internet aberta. A Mozilla era uma das principais líderes em defender os padrões Do Not Track, e tem constantemente criticado a proliferação de trackers na web. Em setembro, o desenvolvedor Marco Arment retirou seu ad-blocker da App Store depois de milhares de downloads, alegando que "apenas não se sentia bem" com o que estava oferecendo por meio do aplicativo.

Fonte: The Verge

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.