Publicidade

Mozilla lança extensão que sugere novos sites e notícias em tempo real

Por| 07 de Agosto de 2018 às 15h08

Link copiado!

Reprodução
Reprodução
Tudo sobre Mozilla

Muita gente pode já ter esquecido disso, mas a internet é maior que as redes sociais e apps mensageiros. É isso que uma nova extensão do Firefox busca lembrar. Chamada de Advance, a adição ao navegador da Mozilla lançada nesta terça (7) mostra algumas sugestões de site que podem interessar ao usuário.

"Estamos levando você de volta às nossas raízes no Firefox e à experiência que iniciou a navegação na Web. Aquela época em que a World Wide Web era um território desconhecido e pudemos descobrir novos tópicos e idéias online. A Internet era um lugar diferente", informa post oficial da empresa.

O programa ainda está em fase beta para quem participa dos testes da Mozilla. Criada em parceria com a Laserlike, a extensão oferece uma barra lateral que apresenta em tempo real sugestões relacionadas com os conteúdos que o usuários está vendo naquele exato momento.

O Advance sugere notícias relacionadas à que testiver aberta no navegador, bem como páginas que têm conteúdos semelhantes. Ainda, é possível abrir o histórico de navegação para que o programa crie um feed personalizado “com conteúdo de qualidade”.

Continua após a publicidade

São basicamente três abas possíveis de se navegar na barra lateral com o Advance. A primeira é a chamada “Read Next” (ainda sem tradução oficial para o português), que sugere novas leituras depois que o usuário desceu toda a página em um site de notícias. Esta acontece em tempo real enquanto se utiliza o navegador.

Junto disso, já uma outra seção chamada “For You” com recomendações somente com base no histórico de navegação. Por fim, todas abas são atualizadas no Advance toda vez que o usuário abre uma nova janela de navegação.

Para isso, vale lembrar que o navegador precisa “ler” todo conteúdo navegado para, então, propor em tempo real novas opções. Assim, a Mozilla informa que, como há uma parceria com a Laserlike, a empresa receberá algumas informações de comportamento. Algumas são endereço de IP, logs de datas de navegação e tempo gasto em cada uma das páginas. Quaisquer navegações feitas em modo privado não entram aqui.

Continua após a publicidade

Ainda, há a opção de escolher o que você quer que seja compartilhado em conformidade com o GDPR, a mais recente lei europeia de proteção de dados. Vale ressaltar também que, embora só funcione na versão de desktop, ambas empresas também acessam dados de navegação em celulares e tablets com o navegador.

Fonte: Firefox