Mozilla quer tornar Firefox mais rápido com novo motor de navegação

Por Redação | 29.10.2016 às 12:12

A Mozilla anunciou nesta semana que está trabalhando em um novo motor de navegador para tornar o Firefox mais "rápido e suave". Batizado de Quantum, o projeto é uma resposta da entidade à quantidade cada vez maior de aplicações web complexas, para as quais o motor atual não foi projetado.

"As páginas vão carregar mais rapidamente e a rolagem será suave como a seda", prometeu a organização em uma publicação em seu blog oficial. "Animações e aplicativos interativos irão responder imediatamente e o navegador será capaz de lidar com conteúdo mais intensivo, mantendo taxas de quadros consistentes", explicou.

Para alcançar esse objetivo, a Mozilla irá se aproveitar de um motor de navegação alternativo chamado Servo e da linguagem de programação Rust. Segundo a empresa, é a união dessas duas tecnologias que possibilitará o Firefox ser mais rápido, além de oferecer mais segurança e estabilidade.

Os planos da Mozilla são de entregar o Quantum aos usuários Android, Windows, Mac e Linux até o fim de 2017. Quem utiliza iOS ficará de fora da novidade, pelo menos por enquanto. A organização disse ter planos de incluir o sistema móvel da Apple em lançamentos futuros - ou seja, a partir de 2018.

Via Mozilla Tech (Medium)