Mozilla anuncia que irá retirar anúncios do Firefox

Por Dimitri Lopes | 07 de Dezembro de 2015 às 11h03

A Mozilla tem adotado uma estratégia diferente nos últimos meses, com mudanças importantes na geração de receita que permitam deixar a fundação um pouco mais independente e aberta a novos tipos de negócios, além de valorizar o seu principal produto, o Firefox.

Assim, um dos navegadores mais populares e utilizados no mundo não contará mais com publicidade na página inicial. A Mozilla comercializava esta página como forma de gerar receita, além do dinheiro oriundo do serviço de buscas do navegador.

Os anúncios eram apresentados ao usuário sempre quando ele abria uma nova guia e eram disponibilizados como sites sugeridos. No entanto, esse método nunca foi muito bem aceito pelos usuários, que acabavam por ignorá-los ou por configurar uma nova página para abrir as guias. Devido a isso, a Mozilla decidiu acabar com a experiência de Tiles nas novas guias.

"Tomamos a decisão de parar de anunciar no Firefox através do experimento Tiles a fim de nos concentrarmos em descobertas de conteúdo. Queremos agradecer a todos os parceiros que trabalharam conosco nos Tiles. Naturalmente, vamos cumprir os nossos compromissos atuais e encerraremos esta experiência ao longo dos próximos meses", comunicou a empresa.

A grande aposta da Mozilla para continuar gerando receita são os contratos com buscadores, como o Yahoo! e o Baidu, algo que era exclusividade do Google até há pouco tempo. Além disso, com uma equipe de programadores significativa, a fundação busca conseguir novos investimentos e tem se concentrado mais na experiência fornecida aos usuários do que simplesmente tentar fazer do Firefox uma máquina de ganhar dinheiro.

Fonte: Mozilla

Fonte: http://pplware.sapo.pt/browsers/mozilla-vai-retirar-publicidade-do-firefox/

Canaltech no Facebook

Mais de 370K likes. Curta nossa página você!