Mozilla anuncia lançamento do Firefox 48 com suporte a multiprocesso

Por Redação | 03 de Agosto de 2016 às 10h57

A Mozilla anunciou o lançamento do Firefox 48 para desktops com a introdução de um recurso bastante aguardado pelos usuários do navegador, além de vários ajustes de interface.

O Firefox 48 é a primeira versão do browser que incluiu o recurso de multiprocesso, que consegue separar o conteúdo da web e a interface do usuário de modo que, quando uma página web está demandando muito processamento, outras abas, botões e menu não irão travar.

A empresa afirmou que irá ativar o recurso nos bastidores em uma implantação escalonada para os usuários nas próximas semanas. Concorrentes como o Safari e o Google Chrome já oferecem recursos semelhantes há algum tempo. A nova versão do Firefox também está executando a linguagem Rust, da Mozilla, que é projetada para oferecer desempenho comparável ao C++.

Firefox 48

O Firefox 48 também está bloqueando o Adobe Flash Player por padrão, já que cada vez mais grandes empresas de mídia online, como o YouTube, estão migrando para o HTML5. A Mozilla também melhorou a Awesome Bar, que passa a oferecer sugestões de pesquisas mais relevantes e cobrirá boa parte da tela para que o usuário consiga localizar o conteúdo de maneira mais fácil e rápida. Melhorias de segurança também estão presentes na nova versão do navegador. Recursos para incrementar a proteção em downloads, incluindo a sinalização para downloads suspeitos, foram implementados.

Firefox 48

Agora há uma nova interface para o Discovery Pane (about:addons) que ajuda na experiência de navegação. O novo design simplifica a instalação de add-ons em destaque com apenas um clique e utiliza imagens e textos simples para fornecer orientações.

Firefox 48

A desenvolvedora do navegador também adicionou novos recursos para a versão Android do software. Agora, quando o usuário estiver assistindo a um vídeo dentro do Firefox no Android e receber uma chamada, o dispositivo pausará o vídeo automaticamente para que o usuário se concentre apenas na chamada. Também foi adicionada uma barra de ferramentas para que o usuário possa gerenciar rapidamente os controles de áudio dentro do aplicativo.

A nova versão do Firefox já está disponível no site oficial da Mozilla, para desktops e dispositivos Android.

Via Mozilla

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.