Google vai remover a central de notificações do Chrome para desktops

Por Redação | 15 de Outubro de 2015 às 11h39

Em 2013, o Google lançou uma central de notificações do Chrome para Windows, Mac e Linux. A ideia era combinar informações do Google Now com notificações provenientes de páginas e serviços da web. No entanto, parece que poucas pessoas aderiram ao recurso, de modo que o Google decidiu exterminá-lo.

De acordo com as informações postadas em um dos blogs da empresa, a decisão foi tomada para manter o Chrome mais simples. Inicialmente, a central de notificações será removida do Windows, Mac e Linux na próxima atualização do navegador, mas permanecerá intacta no Chrome OS.

No primeiro semestre deste ano, o Chrome passou a suportar um novo recurso de notificações push que permite que os sites enviem notificações para o usuário mesmo se o navegador não estiver aberto. No entanto, o recurso não é tão invasivo quanto parece, uma vez que os usuários devem conceder permissão expressa para receber os alertas.

O Google ressalta que esta mudança irá afetar os desenvolvedores de aplicativos e extensões do Chrome que enviam notificações para a central. "Agora, notificações enviadas exclusivamente para a central irão resultar num erro e APIs amarradas à central também deixarão de funcionar. Todas as outras notificações continuarão funcionando sem a necessidade de quaisquer alterações", explicou a empresa.

"Ao simplificar a experiência no desktop, o Chrome pode garantir uma experiência de notificação mais simples em todas as plataformas", escreveu o engenheiro de software do Google, Justin DeWitt.

Fonte: Chromium

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.