Publicidade

Google quer liberar uso de links que redirecionam para frases específicas

Por| 18 de Fevereiro de 2019 às 07h36

Link copiado!

Google quer liberar uso de links que redirecionam para frases específicas
Google quer liberar uso de links que redirecionam para frases específicas

A Google pode liberar aos usuários a criação de links que redirecionem à um ponto específico de uma página. O recurso já existe, mas só os sites podem fornecer a URL. A ideia, agora, é disponibilizar um novo método de âncora, nome pelo qual o recurso é conhecido. Com isso, os usuários poderiam criar links para direcionar uma pessoa até uma frase ou palavra de uma página, facilitando a busca por informações específicas e substituindo o Ctrl + F em algumas situações.

O YouTube já tem um modelo similar. Hoje, existe a opção de compartilhamento de vídeos com amigos e incluir um marcador de tempo em um ponto específico.

Os rumores sobre a nova ferramenta começaram após um documento publicado pelo engenheiro do Chrome, David Bokan, no repositório Chromium Gerrit. A página foi descoberta pelo site Chrome Story.

"Para permitir que os usuários naveguem facilmente pelo conteúdo específico de uma página da internet, propomos adicionar um suporte na URL que permite especificar um fragmento de texto", explicou Bokan. "Ao navegar em uma URL com esse fragmento, o navegador localizará a primeira instância do fragmento de texto na página".

Continua após a publicidade

Atualmente, a ferramenta da Google incorpora o início e o final da frase escolhida na URL. Por exemplo, se a sentença for "O cachorro preguiçoso saltou sobre a rápida raposa marrom", o link compartilhado aparece como: www.exemplo.com#targetText=o%20cachorro%20preguiçoso,raposa%20marrom

Ainda assim, o desenvolvimento do recurso deve demorar meses até ser disponibilizando no Chrome. Também é possível que a Google nem chegue a implementar a ferramenta — na proposta, Bokan admite que o recurso pode acabar prejudicando sites que usam a âncora para armazenar dados.

Fonte: Android Police