Google lança Chrome 52 para Windows, macOS e Linux

Por Redação | 21 de Julho de 2016 às 11h33

O Google lançou nesta quinta-feira (21) a versão estável do Chrome 52 para Windows, macOS e Linux. Os usuários podem realizar a atualização para a mais recente versão diretamente do navegador clicando em "Configurações" e, em seguida, no menu "Ajuda" > "Sobre o Google Chrome", ou ainda fazendo o download no site oficial. As novidades incluem a remoção do atalho que permite retornar à página anterior e a integração com o Material Design no macOS.

O Chrome 52 também incorpora o suporte ao Chromecast e Hangouts, dispensando a instalação de qualquer plugin para ter acesso aos recursos deles. Agora, os usuários precisam apenas clicar com o botão direito do mouse para selecionar a opção que espelha o conteúdo do navegador em televisores ou outros dispositivos que contam com suporte à tecnologia Cast. O mesmo acontece com o aplicativo de mensagens e videochamadas do Google.

Outra novidade é a ausência do atalho da tecla "backspace" para retornar à página anterior aberta no navegador. A decisão de remover o atalho veio depois de diversas reclamações de usuários que perderam informações, como preenchimento de formulários e textos, ao utilizarem o botão e serem redirecionados para a página anterior. O Google afirmou estar trabalhando em uma nova funcionalidade que permita retornar à página anterior de maneira mais prática. Por enquanto, a equipe de desenvolvimento do navegador sugere a utilização do atalho "Alt + seta para esquerda".

Além disso tudo, a atualização traz uma nova tecnologia capaz de determinar quais partes de um site foram modificadas para carregar apenas as alterações com a finalidade de reduzir o tempo de carregamento e reduzir o consumo de dados. O novo navegador também conta com componentes CSS atualizados que também colaboram para que o navegador fique mais ágil. Os desenvolvedores, porém, precisam otimizar seus sites para aproveitar ao máximo as alterações feitas no browser. Uma nova API de código aberto para envio de notificações para os usuários também foi incluída no navegador, de maneira que eles não tenham de utilizar soluções de terceiros para isso.

No total, o Chrome 52 traz consigo 48 correções de bugs e melhorias de problemas relacionados ao desempenho e à segurança. Vários bugs foram descobertos graças ao programa de recompensas do Google, que premia usuários que encontram problemas no navegador. Em um dos descobrimentos, a empresa pagou US$ 15 mil a um usuário.

Fonte: Google

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.