Publicidade

Google cria protocolo de conexão que deixará a internet mais rápida

Por| 19 de Novembro de 2018 às 17h12

Link copiado!

Divulgação
Divulgação
Tudo sobre Google

Durante anos, a internet tem se valido de dois sistemas principais para funcionar: o HTTP (HyperText Transfer Protocol), responsável por fazer a comunicação entre navegadores e servidores, e o TCP (Transmission Control Protocol), o sistema base no qual o HTTP é construído. Ainda que não seja o sistema mais rápido para se fazer uma transmissão HTTP — papel que fica com o UDP (User Datagram Protocol) — o TCP é o mais utilizado em qualquer conexão por ser o único até então que possui confiabilidade (permitir que o servidor cheque se algum dado se perdeu na transferência), ordem (a garantia de que a informação foi recebida na mesma ordem em que ela foi transmitida) e checagem de erros (a habilidade do servidor detectar se algum dado foi corrompido durante a transferência).

De forma bem resumida, o HTTP é o protocolo que faz o envio em si da informação, enquanto o TCP (ou UDP) é o "sistema operacional" onde o HTTP "roda", e que fornece a ele todas as ferramentas e códigos para que a transmissão possa ser feita com segurança e qualidade.

Ainda que o sistema TCP funcione perfeitamente para transmissões de dados pela internet, ele possui uma grande desvantagem: a velocidade de conexão. Por ser um sistema feito para servir de base para qualquer tipo de transmissão de dados (e não só os feitos pela Internet), ele possui uma série de ferramentas que não são usadas pelo protocolo HTTP, e que ajudam a tornar a conexão mais lenta do que o ideal. E essa velocidade pode diminuir ainda mais, caso tente estabelecer conexão com dados encriptados (como o acesso a um internet banking, por exemplo) pelo protocolo de segurança TLS (Transport Layer Security), pois como o TCP é um protocolo de envio exclusivo, ao tentar se conectar em um servidor criptografado, as informações de conexão são enviadas em totalidade pelo TCP antes de os dados de encriptação serem enviados pelo TLS, tornando a conexão muito mais lenta.

É para resolver esse problema que a Google criou o QUIC (Quick UDP Internet Protocol), um sistema de comunicação que oferece a mesma simplicidade de envio que o UDP, mas com as mesmas ferramentas de segurança e checagem do TCP, tornando-o um sistema rápido e seguro para conexões HTTP. Além disso, ao ser utilizado em conexões criptografadas, o QUIC permite que os dados HTTP sejam enviados ao mesmo tempo que os TLS, deixando a conexão a esses servidores muito mais rápida.

Continua após a publicidade

Como é possível ver na imagem acima, o protocolo TCP possui um tempo médio de 100ms para conectar a um servidor, e esse tempo pode passar a 200ms no caso de uma conexão que utiliza o protocolo de segurança TLS (ou 300ms caso seja a primeira vez que o computador tenta se conectar àquele servidor criptografado em específico). Já com o uso do QUIC, a conexão com os servidores é praticamente instantânea e, caso seja a primeira vez que o computador esteja tentando se conectar a um servidor criptografado, o tempo para estabelecer essa conexão é de 100ms (o mesmo necessário para que o TCP se conecte a qualquer servidor comum).

O novo sistema já foi aprovado pela Internet Engineering Task Force (grupo responsável por aprovar qualquer mudança nas bases técnicas da Internet), que deu a ele o nome de HTTP/3. O grupo no momento está trabalhando numa versão base do HTTP baseado em QUIC para ser distribuído entre os servidores de todo o mundo. Por enquanto, os únicos que suportam o novo protocolo são os servidores da Google e da Facebook, mas devido à velocidade de conexão e segurança melhoradas espera-se que dentro dos próximos anos toda a internet já esteja funcionando baseada no QUIC.

Fonte: Techspot