Google Chrome vai permitir que usuário crie tema personalizado

Por Nathan Vieira | 30 de Julho de 2019 às 17h20

Quem tem o costume de utilizar o Google Chrome como navegador sabe que, por enquanto, embora haja a possibilidade de personalizar pelos temas da Chrome Web Store, deixá-lo com outro estilo não é exatamente uma tarefa fácil. E é nisso que a Google está se concentrando, por meio de um gerador de temas personalizáveis de fácil utilização.

Atualmente, a personalização do Google Chrome se limita a imagens de plano de fundo e barras de ferramentas, e muitos dos temas mais populares, incluindo alguns que passaram a ser disponibilizados recentemente pelo navegador, apresentam mudanças apenas no esquema geral de cores. É por isso que a empresa está dando início à inclusão de um número significativo de temas integrados baseados em cores, que tornam a personalização do Google Chrome uma tarefa muito mais simples.

Apesar dessa iniciativa, se o usuário quiser um esquema de cores personalizado fora do que está disponível na Chrome Web Store, por enquanto ainda é necessário criar uma extensão do Chrome.

Isso veio à tona por meio de recentes alterações de código no Chromium, que levam a crer que a Google está atendendo a personalizadores ao desenvolver um gerador de temas integrado para o Chrome. No código em questão, é possível observar que haverá um novo sinalizador em chrome: // flags, relacionado às cores do navegador.

Uma vez ativado, o tal "seletor de cores personalizado" aparecerá na página "Cor e tema" no menu "Personalizar" da página Nova guia do Chrome. Ele deve aparecer no espaço em branco no canto superior direito da imagem abaixo. Com esse seletor de cores, o usuário selecionará uma única cor para usar em seu tema e o Google Chrome manipulará o restante.

Google Chrome está investindo em um jeito mais simples de personalizar o tema (Foto: 9to5Google)

Assim, com a cor escolhida sendo utilizada como uma base, o navegador começa a criar um tema personalizado com uma cor mais clara para a barra de ferramentas e uma mais escura para o logotipo do Google na página Nova guia. Vale ressaltar que esse é o mesmo processo usado pelos temas internos do Google, em que cada um escolhe apenas uma cor.

(Foto: 9to5Google)

Apesar de ainda não ter entrado em vigor, esse seletor de cores personalizadas do Chrome está planejado para chegar junto com o menu "Cor e Tema" presente no Chrome 77, segundo a página destinada ao rastreamento de bugs provenientes do Chromium.

Fonte: 9to5Google

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.