Google Chrome vai consumir 50% menos memória RAM a partir de dezembro

Por Redação | 10 de Outubro de 2016 às 09h10

Quem trabalha todo dia usando o Chrome sabe que o navegador do Google tem um apetite voraz por memória RAM e que isso pode comprometer o bom funcionamento de qualquer computador. Tanto é que há inúmeros memes na internet que retratam bem essa fome do browser. Mas essa triste realidade pode estar prestes a mudar.

A Chromium, equipe responsável pelo desenvolvimento do Chrome, anunciou que está mudando a engine JavaScript que o browser utiliza. De acordo com ela, a inclusão do V8 acontecerá já no Chrome 55 e a expectativa é que isso reduza o uso de memória RAM sobretudo quando um site altamente dependente de JavaScript estiver sendo acessado.

Google Chrome bebendo memória RAM

Em testes realizados recentemente, sites como Imgur, Reddit, Twitter e YouTube exigiram 50% menos memória RAM que nas versões anteriores do Chrome. Uma baita melhoria que será sentida principalmente por quem tem dispositivos com menos memória RAM e que sofre diariamente tendo de fechar abas para o computador não engasgar ou morrer.

A versão estável do Chrome 55 só chega no dia 6 de dezembro deste ano. Depois disso, os planos da equipe são de continuar trabalhando para otimizar a engine e fazê-la funcionar bem em dispositivos que dispõem de menos de 1 GB de RAM. Os mais apressados podem baixar a versão Beta do Chrome e ter acesso antecipado às novidades clicando aqui.

Via Engadget, V8 JavaScript Engine

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.