Google Chrome tem 800 milhões de usuários móveis

Por Redação | 18 de Novembro de 2015 às 12h11

O Google já está acostumado com números absurdos e, agora, comemora mais uma marca estrondosa. De acordo com a empresa, hoje o Chrome conta com 800 milhões de usuários diários nos celulares, um número que representa a soma de todos os acessos por meio do iOS e Android, os dois principais sistemas operacionais do mercado.

Uma divisão exata não foi revelada, mas, segundo a companhia, a maioria de seus usuários está no Android. Além disso, a marca de 800 milhões corresponde ao dobro do que foi registrado no ano passado, quando o Chrome mobile tinha 400 milhões de utilizadores diários. Para ser considerado assim, é preciso que o browser seja utilizado pelo menos uma vez durante um período de 30 dias sem que ele seja ativado a partir de um aplicativo.

O movimento é grande. Todos os dias, 2,2 bilhões de páginas são carregadas no somatório de todas as instalações do Google Chrome e o crescimento cada vez maior nos acessos móveis também está levando os veículos a se revitalizarem. Muitos, por exemplo, pensam em formas de entregar conteúdo mesmo que o usuário esteja offline – como é o caso do jornal The Guardian, que disponibiliza um jogo de palavras cruzadas caso o usuário tente acessar uma página sem sucesso.

Para o Google, é esse tipo de uso mais direto no navegador, juntamente com plugins para ele e aplicativos nativos ou criados por terceiros, que o usuário busca e acaba motivando tais números. Ao mesmo tempo em que procuram uma experiência completa no celular ou no tablet, tentando fazer tudo aquilo que realizam em um computador, eles querem funcionalidades e conteúdo dedicado. Algo em que, na visão da gigante das buscas, os criadores estão se dando muito bem.

A companhia também vê com bons olhos o número cada vez maior de sites que enviam notificações diretamente para o navegador. Atualmente, segundo Mountain View, já são mais de 350 milhões de alertas sendo registrados todos os dias no Chrome a partir de mais de 2,3 mil domínios, com a maioria vindo do Facebook. Para o Google, esse tipo de utilização fora de aplicativos também deve ampliar ainda mais a utilização de navegadores móveis.

Fontes: Google, TechCrunch

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.