Firefox ultrapassa IE e Microsoft Edge e torna-se o segundo navegador mais usado

Por Redação | 18 de Maio de 2016 às 08h58

Em abril, o navegador multiplataforma desenvolvido pela Mozilla conseguiu ultrapassar o Internet Explorer e o novo Microsoft Edge no ranking de navegadores mais utilizados do mundo. A diferença entre o Firefox e os navegadores da Microsoft é mínima, e o Google Chrome continua a liderar com folga.

Os números foram obtidos pela StatCounter em uma pesquisa, que considerou mais de 15 bilhões de visualizações de páginas divididas entre 3 milhões de websites diferentes. O resultado demonstrou que, em porcentagem, o Mozilla Firefox foi usado por 15,6% dos internautas, enquanto o IE e o Edge, combinados, contaram com 15,5%. Confira abaixo o gráfico que demonstra os resultados da pesquisa:

1

"A Microsoft pode ter esperado um aumento na porcentagem com o lançamento do Windows 10 em conjunto com o navegador Edge, mas até agora isso não aconteceu", comentou o CEO da StatCounter, Aodhan Cullen.

No período de agosto e setembro de 2015, o Firefox já havia ultrapassado o IE e o Edge aqui no Brasil. O browser da Mozilla conta com 11% de uso contra apenas 5,2% dos navegadores da Microsoft no país.

Nos EUA, o cenário é um pouco diferente. Por lá, o IE e o Edge contam com 25,2% de participação no mercado e ainda estão a frente do Mozilla Firefox, com 13,4% de market share. O Chrome também lidera na terra do Tio Sam, com mais da metade da preferência dos usuários.

O domínio do Chrome fica evidente em todas as regiões pesquisadas e não há evidências de que o navegador diminuirá seu ritmo de crescimento. No ano passado, o software do Google era utilizado por 53% dos internautas; hoje, esse percentual é de 60,5%.

Via: GS Stat Counter