Publicidade

Firefox agora aceita WebP, compressor de fotos da Google

Por| 05 de Outubro de 2018 às 17h53

Link copiado!

Firefox agora aceita WebP, compressor de fotos da Google
Firefox agora aceita WebP, compressor de fotos da Google
Tudo sobre Mozilla

A Mozilla também passou a adotar o WebP, o formato de compressão de imagens da Google. A empresa agora permite a extensão em suas fotos no Firefox. Com isso, apenas o Safari e versões iOS dos navegadores (até mesmo Chrome e Firefox) não contam com o formato.

Pensado em 2010, o WebP tem uma vantagem grande em relação a outros tipos de arquivo de foto. Ele tem um tamanho bastante parecido com o JPEG, tipo mais usado para internet. Contudo, o WebP tem propriedades semelhantes a de arquivos PNG e até GIF. Ou seja, ele possui metadados, animações e transparência.

Dessa forma, este tipo de arquivo ficou conhecido como um PNG com tamanho de JPEG. De fato, a conversão de uma mesma imagem de PNG para WebP diminui até 45% o tamanho de um arquivo.

Segundo a Mozilla, esta compatibilidade faz parte do projeto da empresa em fazer da internet um ambiente de navegação mais rápida e menos pesada para o usuário. Além dela, a Microsoft também anunciou recentemente que o Edge passaria a trabalhar com fotos neste formato.

Continua após a publicidade

A Apple chegou a flertar com a ideia de usar o WebP em testes para o iOS 10 e macOS Serra, mas abandonou o suporte para este tipo de arquivo em 2016.

Fonte: CNET