Publicidade

Firefox 55 traz suporte a padrão de realidade virtual e melhorias de desempenho

Por| 08 de Agosto de 2017 às 12h53

Link copiado!

Firefox 55 traz suporte a padrão de realidade virtual e melhorias de desempenho
Firefox 55 traz suporte a padrão de realidade virtual e melhorias de desempenho

Um dos navegadores mais populares da atualidade está cheio de novidades. O Mozilla Firefox teve sua versão 55 lançada nesta terça-feira (08), e ela conta com recursos bastante interessantes, que vão desde melhorias no desempenho a suporte a realidade virtual.

O carro-chefe deste lançamento é o suporte a WebVR, que agora está disponível para todos os usuários. Com essa API, os desenvolvedores podem oferecer experiências de realidade virtual usando o navegador. A tecnologia permite que o usuário clique no ícone de óculos ao encontrar um jogo ou aplicativo e, então, passe a usá-lo em seu headset de VR.

Se você não se empolga muito com as possibilidades da realidade virtual, o Firefox também tem atrativos para você. Um deles é o novo painel de desempenho, que permite ajustar o número de processos do browser que irão rodar simultaneamente. O padrão são quatro processos, mas é possível aumentar ou diminuir essa quantidade. A Mozilla diz que, mesmo com oito tarefas ao mesmo tempo — configuração recomendada para quem tem muita memória RAM disponível —, o Firefox ainda usa menos memória que o Chrome.

Continua após a publicidade

Outra melhoria no desempenho foi feita na inicialização, que, segundo a empresa, está bem mais rápida. O comunicado à imprensa diz que, em um teste feito por um desenvolvedor, foi possível abrir o navegador e restaurar uma sessão de 1.691 abas em apenas 15 segundos. São números impressionantes, mas teremos de ver se isso se traduz em bom desempenho em condições reais de uso.

A barra de endereços também foi atualizada e agora permite pesquisas em diversos sites — basta digitar o termo e escolher a opção desejada nas sugestões. Também há uma janela de pré-visualização de impressão e uma versão de 64 bits para Windows, que apresenta menos falhas. Por fim, a opção “clique para reproduzir” é padrão para plugins Flash, como forma de economizar bateria e melhorar o desempenho.

Continua após a publicidade

O Firefox 55 já está disponível para download no site oficial da Mozilla.

Fonte: Mozilla