Firefox 5.0 para iOS traz novos recursos e desempenho até 40% superior

Por Redação | 27.07.2016 às 10:39

Uma nova versão do Firefox acaba de ser lançada para o iOS. A Mozilla anunciou nesta quarta-feira (27) a disponibilização do Firefox 5.0, que traz uma série de novidades, incluindo suporte a mais motores de busca, um novo menu e melhorias no desempenho e no consumo de energia. Segundo a empresa, o navegador já é utilizado por "meio bilhão de pessoas ao redor do mundo" e a disponibilização de uma nova versão para iOS é um passo a mais para continuar a aumentar esse número.

De acordo com o engenheiro do Firefox para iOS, Tyler Lacroix, a nova versão do navegador foi capaz de reduzir em 40% o uso de CPU e diminuir em até 30% o uso da memória em relação a última versão do browser. Lacroix lembrou, no entanto, que os números podem variar dependendo da utilização e do dispositivo.

Firefox 5.0 para iOS

Lançado pela primeira vez em setembro de 2015 em versão preview, o Firefox para iOS ganhou uma versão estável em novembro de 2015. Agora, com a nova versão, o navegador passa a permitir que os usuários possam adicionar mais motores de busca para facilitar a sua navegação. O Firefox já trazia suporte aos motores de busca mais populares, como Google e Bing, mas agora é possível adicionar serviços como o Craigslist, eBay e Wikipedia. Desse modo, basta fazer a pesquisa utilizando um desses sites que o Firefox levará você até a página com o resultado de pesquisa dentro do serviço.

Firefox 5.0 para iOS

O Firefox 5.0 também ganhou um menu totalmente novo na barra de ferramentas, concebida para simplificar a navegação e oferecer acesso rápido às funções mais utilizadas. Uma das características do novo menu é o botão Home, que permite que os usuários possam definir sua homepage e acessá-la com apenas um toque. Outra novidade da nova versão do navegador é a capacidade de recuperar todas as abas fechadas ao apertar o botão Desfazer.

Além de todas essas novidades, o Firefox 5.0 conta com melhor sincronização de histórico e outras informações, bem como a possibilidade de personalizar a tela inicial com sites favoritos e mais acessados. A nova versão do Firefox já está disponível para download na App Store.

Fonte: Mozilla