Descubra quais extensões estão prejudicando o desempenho do Chrome e Firefox

Por Redação

Assim como o mundo dos aplicativos, o universo das extensões também é enorme. Muitas vezes os usuários acabam se empolgando e baixando várias delas, sem desativar ou excluir as que não são mais usadas. Com isso, o navegador tende a ficar cada vez mais lento.

Algumas extensões são leves e não prejudicam o desempenho do navegador, enquanto outras precisam ser retiradas urgentemente. Mas não se preocupe, pois existe uma maneira bem simples de descobrir quais delas devem ser desativadas ou deletadas.

Chrome

Para conferir quanto de memória as suas extensões estão consumindo no Chrome, clique no menu "hambúrguer", aquele das três barras na horizontal, em seguida em "Mais Ferramentas" (ou "More Tools" se o seu Chrome estiver em inglês) e "Gerenciador de Tarefas" ("Task Manager").

Extensões Chrome

Com o gerenciador aberto, analise com atenção as suas extensões, veja quais estão consumindo mais memória e escolha se realmente vale a pena mantê-la instalada. Caso não queira desinstalá-la, você pode apenas desativar e revivê-las futuramente.

Extensões Chrome

Para desativar, siga outro caminho: no menu hambúrguer vá em "Configurações" > "Extensões". Para desativar, basta desmarcar a opção "Ativada" ("Enabled").

Extensões Chrome

Firefox

Para os usuários do Firefox, o procedimento para desativar uma extensão é bastante parecido com o Chrome, porém o navegador não possui um gerenciador de tarefas. Então, o procedimento precisa ser feito na base do teste manual.

Vá em "Complementos" no menu hambúrguer e, em seguida, em "Complementos".

Firefox Extensões
Firefox Extensões

Agora, escolha o complemento e desative-o. Reinicie o navegador e, se for percebida muita diferença em seu desempenho, o usuário vai saber que tal extensão era a culpada pela lentidão. Repita o procedimento até que o Firefox fique mais leve.