Como desativar o Microsoft Edge no Windows 10

Por Douglas Ciriaco

Em 2015, a Microsoft apresentou ao mundo dois novos softwares: o Windows 10, a versão definitiva do sistema operacional mais usado no mundo; e o Microsoft Edge, um novo navegador que veio para (ao menos tentar) apagar as impressões horríveis deixadas pelo Internet Explorer.

Porém, convenhamos: não será de uma hora para outra que a marca Internet Explorer vai ser esquecida. Além disso, o Edge ainda não tem suporte para complementos, algo que pesa na escolha do navegador para muita gente, especialmente porque seus principais concorrentes têm milhares de extensões à disposição.

Enfim, independentemente dos motivos, você pode desativar o Edge em seu computador. Não é possível desinstalá-lo como se faz com qualquer outro programa do Windows, mas há como deixá-lo oculto, longe da sua vista. Aprenda a fazer isso agora.

Passo 1

Faça o download do programa Edge Blocker.

Passo 2

Feito isso, abra o arquivo ZIP e extraia o programa para qualquer pasta do Windows. Depois, dê um duplo clique para abri-lo.

Passo 3

Com a tela do programa aberta, basta clicar em “Block”. Pronto, o Microsoft Edge foi bloqueado.

Edge Blocker

Para desbloquear o navegador da Microsoft, basta executar o programa novamente e clicar em “Unblock”.

Edge Blocker

Se a sua conta tiver status de administrador, o bloqueio se estende a todos os demais perfis do Windows. Assim, nenhum aplicativo ou serviço da web poderá abrir o navegador da Microsoft — você já deve ter passado por isso: clica em um link dentro de um software e o navegador que se abre é o Internet Explorer/Edge, mesmo que o browser padrão seja outro.

O Edge Blocker é uma ferramenta portátil, ou seja, ela dispensa instalação. Isso significa que você pode guardá-la em um pendrive, carregando o dispositivo nos lugares que vai e aplicando a mesma alteração.

Canaltech no Facebook

Mais de 370K likes. Curta nossa página você!