Publicidade

Chrome vai proteger usuários contra downloads automáticos

Por| 29 de Janeiro de 2019 às 12h37

Link copiado!

Chrome vai proteger usuários contra downloads automáticos
Chrome vai proteger usuários contra downloads automáticos

A Google anunciou o desenvolvimento de um sistema de proteção para o navegador Chrome que deve salvar os usuários de downloads automáticos e não solicitados. A tática é bastante usada por criminosos para a instalação de soluções maliciosas sem a anuência ou conhecimento de quem está à frente do PC, ganhando agora um adversário à altura.

Um dos trabalhos correntes do projeto Chromium, de código aberto e por trás do navegador da Google, é justamente acabar com o que chamam de “download drive-by”. Um elemento HTML presente na página é capaz de iniciar um download sem que o usuário tenha realizado qualquer clique. Em outros casos, a interação com um link é simulada no próprio site sem que tenha sido realizada pelo utilizador.

Hoje, o Google Chrome já conta com sistemas de segurança que impedem a execução de arquivos maliciosos baixados automaticamente, bem como uma procedimento que pode até não impedir a ativação de algo assim, mas flagra quando uma tentativa acontece. A ideia do novo recurso, entretanto, é fazer com que tudo isso seja transparente, de forma que o usuário nem mesmo seja informado sobre o bloqueio, com o registro acontecendo apenas no console de desenvolvedor.

Segundo análise da companhia, o novo recurso não deve quebrar sites legítimos, afetando apenas 0,002% das páginas acessadas pelos usuários. Além disso, serviços reconhecidos poderão continuar usando os downloads automáticos, já que o Chrome utilizará tokens de autenticação que garantem a confiabilidade dos arquivos que estão sendo baixados.

Continua após a publicidade

Por enquanto, não há prazo para implementação do mecanismo de segurança, que deve ser ativado por padrão para todos os usuários. Até lá, entretanto, é possível tomar medidas semelhantes, exigindo que o Chrome solicite permissão antes do download de qualquer tipo de arquivo.

Para fazer isso, acesse as configurações do Chrome e clique em “Avançado”. Na seção “Downloads”, marque a caixa “Perguntar onde salvar cada arquivo antes de fazer download”. Assim, o navegador fica impedido de baixar arquivos automaticamente até que você escolha onde eles serão armazenados, algo que, efetivamente, acaba separando o que é legítimo de tentativas de infecção.

Fonte: Bleeping Computer