Chrome terá recurso contra sites que não deixam você clicar em "Voltar"

Por Rafael Arbulu | 18 de Dezembro de 2018 às 11h58
Tudo sobre

Google

Sites com foco excessivo em propaganda, ao ponto de inserir anúncios dentro do histórico de navegação dos usuários, estão na mira da Google. A empresa estaria testando novos recursos para o Chrome que, se forem implementados, impedirão que essas páginas façam uso da técnica conhecida como “manipulação de histórico”.

Essencialmente, essas páginas, uma vez acessadas, inserem dentro do seu histórico de navegação uma peça em HTML de algum produto anunciado. O motivo para isso é que, quando você tenta sair da página usando a função “Voltar”, ao invés de retornar a alguma página anterior, você é redirecionado ao anúncio.

Buscando coibir esta prática, comum em sites que vivem de programas afiliados, por exemplo, a Google quer inserir um código dentro do Chrome que vai monitorar seu histórico, buscando por inserções indevidas feitas por páginas visitadas e, efetivamente, bloqueando sua ação.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

O processo ocorre em três passos: primeiro, o Chrome identifica uma inserção indevida no histórico do usuário, marcando-o. Tal marcação é levada à Google para análise e, finalmente, havendo a constatação do mau uso, o Chrome “pula” essa inserção do histórico sempre que você usar as funções de “Voltar” ou “Avançar”.

Ainda não há informações sobre quando o novo recurso será implementado, mas a Google deve liberar alguma novidade sobre isso daqui a algumas semanas.

Fonte: 9to5Google

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.