Chrome supera o Internet Explorer e assume a liderança entre os navegadores

Por Redação | 02 de Maio de 2016 às 21h15

O Internet Explorer, da Microsoft, perdeu o trono para o Google Chrome pela primeira vez. Pelo menos é que o mostram os resultados da pesquisa feita pela Net Market Share. De acordo com os números, a adesão ao browser acirra ainda mais a disputa entre os navegadores.

O levantamento feito mostra que o aumento do número de usuários no mês de abril deste ano foi o responsável pela virada. De acordo com a Net Market Share, o Chrome apresentou 41,6% de todo o tráfego captado pelo rastreador da consultoria, enquanto o Internet Explorer ficou com 41,3%.

É claro que a diferença ainda é muito pequena, mas o resultado é marcante para o Chrome, principalmente porque o Internet Explorer vem como navegador padrão em todas as versões do Windows, exceto para o 10. Este é um detalhe importante, inclusive, já que os dados da pesquisa não levaram em consideração o uso do Microsoft Edge, que substitui o IE em computadores equipados com o Windows 10.

Enquanto o Chrome apresentou um crescimento considerável, os números do Mozilla Firefox despencaram de 12%, em junho de 2015, para 9,7% em abril deste ano. Mesmo com a queda, o navegador continua ocupando a terceira posição, permanecendo à frente do Safari, com 4,9% e do Opera, com 1,9%.

Web Market Share

Os analistas têm observado a tendência de queda no número de usuários do Internet Explorer desde 2014, e algumas possibilidades apontadas para isso são a falta de inovação e o investimento no Edge. Independentemente da razão, o fato é que a Microsoft está assistindo a milhões de usuários preferirem instalar outros navegadores ao invés de utilizar o browser padrão de seus computadores.

Vale lembrar, por fim, que os resultados apresentados pela Net Market Share podem ser diferentes de outros rastreadores, já que cada um utiliza métodos específicos para o monitoramento, levando em conta sites e regiões do globo específicas, entre outras variantes.

Fonte: CNET

Canaltech no Facebook

Mais de 370K likes. Curta nossa página você!