Chrome, Edge e Firefox estão adotando nova forma de login sem uso de senhas

Por Ares Saturno | 10 de Abril de 2018 às 13h55

Os navegadores Chrome, Edge e Firefox anunciaram nesta terça (10) que pretendem adotar uma forma de login sem necessidade de inserção de senha. Batizada de WebAuthn, a novidade já tem suporte na última versão do Firefox e terá suporte nas versões seguintes do Google Chrome e Edge, que devem chegar ao público nos próximos meses.

Apesar de esse ter sido o primeiro anúncio oficial da ferramenta, ela está sendo desenvolvida há quase dois anos. Além das empresas por trás dos navegadores citados, também faz parte do grupo de desenvolvimento a Apple, que ainda não comentou sobre a adesão ao WebAuthn pelo Safari.

A mudança para outras formas de autenticação de identidade sem a necessidade de configuração de senhas pode ser um caminho para termos mais segurança, uma vez que hoje temos métodos menos vulneráveis a invasões, como o reconhecimento biométrico e tokens.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Tanto a Google quanto o Facebook já utilizam novos métodos de login, também criados pela FIDO Alliance, baseados no uso de tokens Yubikey. Entretanto, o WebAuthn vem com a proposta de tornar o login mais simples e seguro para ser implementado por sistemas menores. Selena Deckelmann, que atua na implementação do WebAuthn no Mozilla Firefox, declarou: "Anteriormente, o trabalho para suporte de tokens estava acontecendo entre as grandes companhias, como Google, Microsoft e Facebook, que implementariam seus próprios drivers. Com o WebAuthn, você terá a disponibilidade de usá-lo comumente".

Por enquanto, o uso de outras formas de autenticação sem uso de senha ainda é pouco difundido, mas o intuito é fazer com que a tecnologia seja mais acessível, uma vez que ela seria mais complexa para ataques de phishing.

Fonte: FIDO Alliance, The Verge

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.