Chrome é o programa mais instalado em computadores, aponta estudo

Por Redação | 27 de Março de 2017 às 11h24

Não restam dúvidas de que o Google faz parte de nossas vidas tecnológicas do momento em que ligamos o computador até a hora em que tiramos o celular do bolso. Você pode até não ter um produto da empresa, mas certamente utiliza algum de seus serviços. Na verdade, provavelmente vários. E uma pesquisa recente sobre o uso de programas e aplicativos mostrou como isso é a mais pura verdade.

Um levantamento feito pela Avast listou os principais programas que as pessoas têm em seus computadores e notebooks pelo mundo. E, sem qualquer surpresa, o resultado mostrou que o Chrome é o software mais usado pelas pessoas, liderando o ranking que trazia não apenas navegadores, mas também serviços de bate-papo, suítes multimídia e outros aplicativos que a gente conhece muito bem.

Vale apontar que o estudo não leva em conta apenas aquilo que os usuários mais utilizam, mas os programas mais instalados nos computadores. Isso ajuda a explicar como softwares como o Adobe Reader e o Flash Player aparecem na segunda e terceira colocação, respectivamente. Embora nem todo mundo faça uso constante desses serviços da Adobe, por exemplo, eles são necessários para abrir arquivos em PDF ou para acessar determinados sites. São programas básicos que, na maioria das vezes, são esquecidos nos PCs.

E eles não são os únicos dos programas “passivos” a aparecerem no Top 10 da Avast. A Adobe, por exemplo, tem quatro representantes. Além dos dois citados, o Flash Player Plug-In ficou em quinto lugar e o Adobe Air em décimo. O Java ficou em nono, logo atrás do WinRAR.

Já do lado “ativo” da coisa, outro navegador aparece na lista ao lado do Chrome. O Mozilla Firefox é o quarto programa mais instalado nos computadores das pessoas. O Skype, usado para conversas e ligações, está em sexto, seguido do VLC Player.

O Top 10 ficou assim:

  1. Google Chrome
  2. Adobe Reader
  3. Flash Player
  4. Mozilla Firefox
  5. Flash Player Plug-In
  6. Skype
  7. VLC Player
  8. WinRAR
  9. Java
  10. Adobe Air

Outro dado curioso apontado pela Avast é que nem todo mundo atualiza seus softwares, o que pode abrir brechas em seu computador. O Java, por exemplo, é a aplicação mais desatualizada que aparece na lista. Em seguida, vem Flash Player, FoxIt Reader, GOM Media Player e Nitro Pro. Do outro lado do espectro, 88% dos usuários do Chrome mantêm o navegador atualizado.

Via: Avast, PPL Ware

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.