Publicidade

Chrome é o navegador que mais consome a bateria do seu notebook

Por| 21 de Junho de 2016 às 07h21

Link copiado!

Chrome é o navegador que mais consome a bateria do seu notebook
Chrome é o navegador que mais consome a bateria do seu notebook

A Microsoft acaba de confirmar algo que usuários do Chrome já perceberam há bastante tempo: o navegador do Google é o maior vilão no que diz respeito ao gasto da bateria do notebook. O comparativo foi feito com os navegadores mais populares do mercado e revelou que o Edge é a opção que menos afeta a bateria do dispositivo, deixando o Firefox e o Opera no meio termo.

O gráfico compara o consumo médio de bateria entre Edge, Chrome e Firefox (Reprodução: Microsoft)

Foram realizadas duas rodadas de testes em que notebooks Surface Book com configurações e estados de uso iguais foram utilizados da mesma forma e durante o mesmo tempo, pesquisando na web nos diferentes navegadores. Um dos testes foi feito em laboratório, enquanto o segundo foi realizado em um ambiente externo, e em ambos os casos foram acessados sites populares como Facebook, Google, YouTube, Amazon e Wikipedia.

Continua após a publicidade

Então, a Microsoft descobriu que Google Chrome consumiu cerca de 55% mais energia do que o Edge, o sucessor do Internet Explorer. O navegador que já vem instalado no Windows 10 economizou entre 36 e 53% a bateria do notebook em comparação com os navegadores rivais, enquanto o escore do Mozilla Firefox ficou bastante próximo, consumindo pouca coisa a mais da carga da bateria.

Para mostrar os resultados de uma maneira que não restasse dúvida aos usuários, a companhia criou um vídeo em time-lapse mostrando o quão rápido o uso do Chrome “drenou” a bateria do Surface Book, enquanto os outros aparelhos usando o Edge, Firefox e Opera permaneceram funcionando por mais tempo. Confira:

Fonte: Windows Experience