Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Chrome adiciona painel lateral para facilitar acesso a favoritos e leituras

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 24 de Março de 2022 às 15h50

Link copiado!

Divulgação/Google
Divulgação/Google

O navegador Chrome para desktop ganhou um painel lateral e acesso rápido aos favoritos. O layout também permite ao usuário visualizar a lista de leitura dos itens marcados.

Trata-se de um novo botão posicionado entre o painel Extensões e a imagem de avatar do seu perfil, no canto superior direito. O ícone dele é um quadrado com uma parte vazada e outra pintada, exatamente para representar o painel lateral.

Continua após a publicidade

Além das duas guias abertas, a página atual é redimensionada para acomodar os conteúdos exibidos. Os sites favoritos são exibidos como já ocorria nos menus, com link direto para sites, pastas e subpastas. Já a lista de leitura segue o mesmo estilo das coleções do Microsoft Edge e permite adicionar guias do navegador para leitura posterior.

A opção de marcar algo para ler depois chegou no Chrome no ano passado, mas ainda não emplacou como o desejado, provavelmente porque ficava escondido demais nos menus. O foco não é arquivar nem armazenar conteúdo, e sim criar uma espécie de fila para leitura de artigos.

Lista de leitura

A Lista de Leitura é dividida entre "Não Lidas" e "Páginas lidas" para ajudar você a colocar os textos em dia. Há opções para marcar algo como já lido ou remover um item da listagem, bem como um pequeno retângulo que permite adicionar a guia atual — funciona como uma alternativa ao uso do botão direito do mouse.

Continua após a publicidade

Há também uma opção para desativar o sinalizador, caso você não tenha gostado dele. É só seguir o passo a passo:

  1. Na barra de endereços, digite o seguinte: chrome://flags/#side-panel
  2. No botão, mude de Default para Disabled
  3. Reinicie o navegador e pronto

Esse é um elemento simples, porém bastante útil para quem costuma fazer muitas leituras no computador. Dá para usá-lo também como um substituto mais intuitivo e acessível do que a barra de favoritos, que reduz o espaço da tela para navegação.

Continua após a publicidade

O painel lateral já foi implementado na versão 99 do Google Chrome e está disponível para todos que atualizaram o navegador nos últimos dias. Se você não tiver recebido, pode clicar no menu de três pontos, selecionar "Ajuda" e escolher "Sobre o Google Chrome" para migrar para a versão mais recente.