Chrome 71 vai avisar quando um site tentar tirar dinheiro de você

Por Patrícia Gnipper | 08 de Novembro de 2018 às 17h27
Tudo sobre

Google

Além de possivelmente bloquear todos os anúncios de páginas que tiverem uma prática abusiva nesse sentido, a versão 71 do Google Chrome, a ser lançada em dezembro, trará outra novidade importante: o navegador vai emitir um aviso quando a página visitada tentar fazer cobranças do usuário sem que isso esteja discriminado de maneira clara.

Um exemplo: quando, para ter acesso a um link de download, por exemplo, a página pede que o usuário preencha um formulário contendo o número de seu celular. Em muitos desses casos, o usuário acaba cedendo seu número para serviços de faturamento sem saber e, ao receber a fatura mensal, se surpreende com a contratação de serviços que desconhece.

Formulário que pede o número do celular para permitir um download, por exemplo  (Imagem: Google)

Para que os sites não sejam sinalizados a partir do Chrome 71, eles terão que ser bastante transparentes com relação a qualquer cobrança que possa acontecer quando exigirem que o usuário informe seu número de celular, e também sem informar as taxas de maneira obscura, a ponto de o usuário não entender que será feita uma cobrança.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Alerta que o Chrome 71 passará a exibir nesses casos (Imagem: Google)

Fonte: Chromium Blog

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.