Chrome 57 vai permitir que sites sejam salvos como se fossem apps no smartphone

Por Redação | 03 de Fevereiro de 2017 às 11h45

O Google segue apostando pesado em usabilidade em seus produtos e anunciou nesta sexta-feira (03) que o Chrome 57 vai trazer os Progressive Web Apps (PWA) para a gaveta de aplicativos do Android. E o quê exatamente isso significa?

Bem, os Progressive Web Apps permitem que o usuário salve seus sites preferidos no smartphone como se eles fossem aplicativos comuns. A ideia é que, ao fazer isso, o usuário possa acessar os recursos do site de forma tão simples quanto se acessasse a página web e sem ter de fazer o download de um aplicativo a parte, que na maioria das vezes fazem o papel de frame para o site na web.

Com a chegada dos PWA ao Chrome 57, o Google quer acabar com a tranqueira de apps que muita gente tem instalado em seus dispositivos. Para os desenvolvedores, a empresa promete uma maior integração com o Android e acesso a mais funcionalidades dos aparelhos, de maneira que as PWA tenham quase as mesmas permissões de um app, mas ocupando bem menos espaço que ele.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Além disso, a companhia diz que os PWA serão capazes de emitir notificações de maneira independente aos usuários, sem depender do Chrome. Por fim, para o futuro os planos do Google são de disponibilizar os PWA não apenas no Chrome, mas também para todos os navegadores compatíveis com o Android.

A versão 56 do Chrome foi disponibilizada para o público nesta quinta-feira (02), enquanto a 57 entrou em Beta hoje. Sendo assim, os desenvolvedores terão um tempinho para adaptar seus sites e torná-los compatíveis com o novo recurso do Google.

Fonte: 9to5Google

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.