Aprenda a organizar as suas extensões no Google Chrome

Por Redação

As extensões do Google Chrome oferecidas pela Web Store são gratuitas e servem para otimizar o desempenho do navegador e melhorar a usabilidade, trazendo serviços muito úteis.

No entanto, certos recursos adicionados ao browser, como o envio automático de notificações, pode acabar por comprometer a experiência do internauta. A seguir você vai aprender a gerenciar o funcionamento das extensões instaladas em seu Chrome, o que deve diminuir o consumo de memória RAM e também o gasto de energia por parte de seu computador de mesa ou notebook.

Usuários que utilizam um mesmo computador para trabalhar e realizar tarefas pessoais, como a utilização de redes sociais ou acesso a serviços bancários, podem criar perfis diferentes e manter apenas as extensões úteis durante uma situação e as outras para o outro perfil desativadas.

Confira então como é fácil incrementar a performance do seu Google Chrome gerenciando os aplicativos instalados da Chrome Web Store.

Baixe e instale a extensão Extensity

Para gerenciar os serviços acessórios do Google Chrome, uma outra extensão chamada Extensity deve ser instalada. Toque sobre o link para ser direcionado à Web Store.

extensity

Com a extensão aberta na Web Store, clique sobre o botão "+ Add to Chrome" e em seguida, na próxima janela, em "Adicionar extensão". Quando finalizar a instalação, o ícone do aplicativo irá aparecer à direita da barra de endereços, no canto superior direito da tela.

extensity

Ative ou encerre extensões com apenas um clique

Para verificar o status das extensões do seu Google Chrome, você deve apenas clicar sobre o ícone da extensão Extensity. Dessa forma os aplicativos exibidos em cores vivas abaixo da aba "Extensions" são os que estão sendo executados; os mostrados em cinza, como se estivessem ofuscados, estão inativos.

extensity

Para ativar ou desativar alguma extensão, basta clicar sobre ela. Não será mais necessário acessar as opções de configuração do navegador para gerenciar o funcionamento dos aplicativos no navegador.

Para acessar os seus aplicativos sem precisar digitar nada na barra de endereços, basta clicar sobre as opções "Gmail", "YouTube", "Google Drive" ou outros, localizados abaixo da aba "Apps".

Crie perfis

Para criar perfis com opções de exibição personalizada das extensões do Google Chrome, basta clicar sobre o ícone da extensão "Extensity" e em seguida clicar sobre o ícone que representa um grupo de pessoas.

extensity

Em seguida, na página que vai se abrir, dê um nome ao perfil (pode ser "Trabalho", por exemplo) e clique sobre o sinal de "+". Selecione então es extensões que deverão ser adicionadas ao seu Google Chrome quando usado pelo novo perfil e salve as alterações, clicando sobre "Save".

extensity

É isso! Agora, para acessar um perfil personalizado, basta clicar sobre o ícone da extensão "Extensity" e, em seguida, no menu que aparecer, clicar sobre o perfil com as extensões específicas.

extensity
Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.