Publicidade

Apple quer sistema que limita rastreamento de usuários por anúncios no Safari

Por| 22 de Maio de 2019 às 21h20

Link copiado!

Apple quer sistema que limita rastreamento de usuários por anúncios no Safari
Apple quer sistema que limita rastreamento de usuários por anúncios no Safari
Tudo sobre Apple

A Apple vem testando um recurso para limitar o rastreamento de anúncios no Safari, mas sem bloquear definitivamente as propagandas. O novo sistema, chamado de Privacy Stabiling Ad Click Attribution, foi descrito nesta quarta-feira (22) pelo engenheiro John Wilander na página WebKit.

Com a ferramenta, empresas de marketing ainda poderiam acompanhar o alcance de seus anúncios, mas seriam impossibilitadas de rastrear usuários individualmente. Isso significa que, mesmo sabendo quando e onde uma ação foi realizada, a pessoa não seria identificada.

Atualmente, funciona assim: ao procurar por um produto e clicar em um anúncio, o usuário passa a ser acompanhado por um pixel de rastreamento, que registra cada ação realizada no site de destino e repassa a informação aos anunciantes. A partir daí, as empresas mesclam as informações com cookies de rastreamento do usuário para descobrir exatamente qual foi o caminho percorrido até o produto. Com tudo isso, fica mais fácil realizar campanhas de e-mail marketing de acordo com a preferência do usuário e oferecer promoções baseadas no histórico de navegação.

Continua após a publicidade

O problema é que as empresas de marketing também conseguem identificar interesses, hábitos de consumo e geolocalização dos usuários e criar perfis de consumo. Para impedir o rastreamento, alguns usuários chegam a usar bloqueadores de anúncios.

Com o Privacy Preserving Ad Click Attribution, a proposta da Apple é cultivar um ambiente mais "amigável" entre empresas de marketing e usuários. De um lado, usuários não poderão mais ser identificados com base em seus cliques. De outro, as empresas continuam a receber as informações essenciais.

O Safari também atrasaria o repasse de informações entre 24 e 48 horas, evitando que ações possam ser acompanhadas pelas anunciantes quase que em tempo real. Além disso, o sistema impediria que terceiros recebessem as informações de usuários, como os sites que ele acessou e os anúncios clicados.

Outra medida da Apple é limitar a quantidade de dados que os anunciantes conseguem acessar pelo navegador, sem a necessidade de instalação de softwares ou plugins de terceiros pelo usuário.

Continua após a publicidade

A Apple quer ativar o sistema no Safari ainda em 2019, mas há obstáculos a serem contornados: para colocar a ideia em prática, a empresa precisa contar com a adesão de outras organizações. Pensando nisso, a Apple propôs que a World Wide Web Consortium (W3C) torne o sistema um padrão.

O discurso de privacidade da Apple também está se reflete nos novos produtos da empresa: durante evento em março, foi anunciado que o aplicativo de notícias Apple News+ não repassará aos anunciantes o que os usuários leem, assim como o Apple Card, que não venderá os dados de consumo de seus usuários.

Fonte: TechCrunch e Reuters