Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

App que dava acesso off-line ao Gmail será descontinuado

Por| 14 de Setembro de 2018 às 13h37

Link copiado!

App que dava acesso off-line ao Gmail será descontinuado
App que dava acesso off-line ao Gmail será descontinuado

A Google anunciou que está descontinuando um aplicativo próprio para seu navegador, o Chrome, que permitia o acesso ao Gmail mesmo sem internet. O software será desativado no dia 3 de dezembro, não podendo mais ser baixado nem executado por quem já o tem instalado. O motivo, entretanto, é nobre, uma vez que o recurso passou a fazer parte da versão padrão do serviço de correio eletrônico.

A ideia, também, é a mesma. Desde a reformulação do serviço, usuários do Google Chrome podem acessar o Gmail mesmo que não tenham conexão ativa no computador. Um espelho do serviço é armazenado na máquina a cada acesso e, off-line, é possível escrever mensagens, realizar buscas, deletar ou arquivar e-mails, com as mudanças sendo sincronizadas uma vez que a máquina retornar a seu estado online usual.

Isso, antes, era possível somente com o uso do aplicativo específico, que tinha funções mais limitadas. Enquanto a nova versão do Gmail tem um limite de 90 dias para o que é arquivado, o software anterior permitia o acesso somente ao que estava na tela, limitando também a quantidade de funções que poderia ser realizada. Ainda assim, entretanto, é uma extensão bastante popular, o que levou a Google a adotar a ideia na versão padrão do serviço.

A recomendação, agora, é que os usuários realizem a desinstalação do aplicativo e passem a utilizar a versão nativa. Senão, isso vai acontecer de qualquer maneira no dia 3 de dezembro. Até lá, administradores de sistemas que usem a G Suite também devem ativar a funcionalidade em seus painéis de controle, de forma que ela esteja disponível a todos os usuários sem a necessidade de um software adicional.

Continua após a publicidade

Fonte: Google