Versão do Firefox dedicada ao Windows 8 é adiada para março

Por Redação | 03.01.2014 às 17:07

As férias coletivas que a Mozilla concedeu a seus funcionários foi um dos fatores que motivaram mais um adiamento da versão Metro do Firefox 28. Originalmente prevista para sair em 21 de janeiro, a atualização que otimiza o navegador para uso com o Windows 8 tem agora lançamento marcado para meados de março.

A edição deixa o browser com a cara do novo sistema operacional da Microsoft, adicionando funções exclusivas, um sistema de visualização de favoritos e histórico com design unificado e suporte dedicado a computadores com tela sensível ao toque. A versão já vem sendo trabalhada desde 2012 e chegou a ser liberada para testes na comunidade de desenvolvedores.

Firefox Windows 8

Como lembra a PC World, porém, motivos não revelados pela Mozilla podem acabar fazendo com que a versão otimizada do Firefox nunca seja lançada. Sem entrar em detalhes, a empresa afirmou que o futuro do novo navegador ainda é incerto, mas que está trabalhando para liberar um Beta em 4 de fevereiro, seguido pelo lançamento final em março.

Até o momento, os usuários de Windows 8 continuam carentes de soluções dedicadas que sirvam como alternativa ao Internet Explorer. Apesar de ser alvo de uma extensa campanha de marketing e ter passado por diversas melhorias, o navegador proprietário ainda tem suas falhas. Enquanto isso, os concorrentes ainda não possuem versões dedicadas de seus aplicativos para aproveitar as funcionalidades exclusivas do Windows 8.