Utilização do Internet Explorer 11 dobra no mês de novembro

Por Redação | 03.12.2013 às 12:16

A chegada do Windows 8.1 e do OS X 10.9 movimentou o mercado de sistemas operacionais e navegadores durante o mês de novembro. Apesar do posicionamento de plataformas e aplicativos no ranking não ter sido alterado, os números divulgados pela Net Market Share podem ser comemorados pela Microsoft e também pela Apple.

O primeiro destaque é o Internet Explorer, que teve sua versão 11 lançada para o Windows 7 e 8 ainda em outubro. Foi em novembro, porém, que o browser atingiu seu maior índice de adoção, saindo de 1,49% em outubro para 3,27%. Na mesma medida, caiu o índice de adoção do IE 10 e do IE 9, mostrando que os usuários realmente aderiram à atualização. No total, o aplicativo conta com 58,36% de penetração no mercado.

No campo dos navegadores, porém, também existem más notícias. O Internet Explorer 6 teve queda de apenas 0,01% em sua utilização, enquanto a versão 7 apresentou crescimento de 0,03%. O IE 8 continua sendo o browser mais utilizado do mundo, com 21,74% do market share, mostrando que o Windows XP ainda continua muito bem, obrigado, e que nem mesmo a falta de suporte dos serviços online motiva os usuários a uma atualização.

Browser market share novembro

Quando se fala dos outros navegadores, os números continuaram praticamente os mesmos. O Firefox perdeu cerca de 0,16% de seus usuários, registrando 18,5% de participação no mercado. Já o Chrome conta com 15,44%. Em ambos os casos, a adoção das versões mais recentes cresceu ligeiramente enquanto todas as edições antigas apresentaram queda.

Já nos celulares, a preferência dos usuários ainda está com as soluções padrão, embarcadas nos aparelhos. Sendo assim, o domínio do ambiente online continua sendo do Safari, que conta com 55,88% dos usuários móveis da internet. O navegador do Android conta com pouco mais de metade desse total, com 23,45%. As mudanças nos totais, aqui, foram pouco significativas.

Novatos em combate

Market Share Sistemas Operacionais

Não é novidade nenhuma que o Windows continua sendo o sistema operacional mais utilizado do mundo, com 90,73% de todos os usuários de internet do planeta. No período, o produto da Microsoft apresentou pouco aumento inclusive em suas versões mais recentes, com a soma das edições 8 e 8.1 chegando a 9,3% em novembro.

Um dado interessante, porém, é a proximidade entre os dois rivais mais recentes, o Windows 8.1 e o OS X 10.9. Quando se olha apenas a adoção destes dois sistemas operacionais – um fator que também pode ser usado para inferir como anda as vendas de novos computadores –, vemos uma diferença de apenas 0,22% em favor da Microsoft. Isso graças ao crescimento de 1,58% na adoção do sistema operacional da Apple.

A Net Market Share obtém seus dados a partir da análise de tráfego de 40 mil sites da web. No total, cerca de 160 milhões de visitantes únicos são avaliados para compor os números mensais.