Spartan virá no próximo release do Windows 10; vídeo exibe navegador funcionando

Por Redação | 03.03.2015 às 10:45

A Microsoft fez uma série de anúncios importantes na MWC deste ano. Além dos novos Lumia, a companhia também aproveitou o evento para revelar novas funções do seu novo sistema operacional, o Windows 10, tanto para computadores quanto para dispositivos móveis.

Para a alegria de quem sempre se incomodou com o Internet Explorer, a empresa confirmou que o Spartan pode ganhar uma versão pública de testes na próxima atualização do Windows 10. Segundo o portal Pplware, a expectativa é que o navegador apareça nas versões mobile e para desktops com o objetivo de atingir uma base de usuários maior.

Quem estiver muito ansioso e não quiser esperar nem um minuto a mais, já é possível experimentar o motor do Spartan, mas sua interface gráfica deve chegar somente com a nova versão teste.

Até agora, nós já conhecemos um pouco da interface mobile do Spartan e vimos algumas funções bacanas dele, como um serviço de anotações muito interessante e uma ferramenta para recortar informações com suporte ao OneDrive.

Além disso, o navegador também contará com a Cortana, a assistente pessoal digital da Microsoft. Aparentemente, o serviço será integrado na barra de endereços e detectará os sites acessados automaticamente para exibir mais informações, como endereço e horário de funcionamento de sites de varejo.

Segundo um vídeo de demonstração vazado pelo pessoal do WinBetaa, a Cortana fornecerá informações extras de localizações e incluirá a opção "Ask Cortana", na qual o usuário pode fazer perguntas ao serviço, como a previsão do tempo, por exemplo.

De resto, só nos resta esperar o lançamento do Spartan para sabermos se ele será realmente melhor que o Internet Explorer. É ver para crer.

Fonte: http://pplware.sapo.pt/browsers/spartan-pode-estar-disponivel-na-proxima-versao-do-windows-10/