Saiba como voltar ao visual antigo da 'Nova Aba' do Chrome

Por Redação

O Google lançou uma nova versão do Chrome recentemente, e com ele um novo visual para a "Nova Aba" do navegador - mas muita gente parece não ter gostado.

Anteriormente, ao abrir uma nova aba, miniaturas dos seus sites mais acessados apareciam em destaque. Com o novo visual, isso ainda acontece, mas as miniaturas estão ainda menores e em cima delas há uma enorme barra de busca do Google com o logo da empresa. Como a própria Omnibox do navegador serve como campo de busca, essa barra enorme é completamente desnecessária.

Por isso, muita gente reclamou, preferindo os thumbnails maiores. Felizmente, existe um truque simples para voltar e deixar tudo como era antes. Basta seguir esses passos:

  1. Na Omnibox (a barra de endereços do Chrome), digite “about://flags” (sem as aspas) e tecle Enter;
  2. Pressione "Ctrl + F" e busque a opção “Ativar API Instant Extended”;
  3. Selecione a opção "Desativado";

    Chrome
  4. Como a mudança só entra em vigor ao reiniciar o Chrome, clique em "Reiniciar agora" e aguarde;
  5. Quando o navegador tiver reiniciado, tente abrir uma nova guia e veja a mágica acontecer.

    Chrome

Pronto! Super simples. Mas é claro, aproveitando a porta que o Google abriu, nós aproveitamos também para testar outras soluções. Um bom exemplo é a extensão FoxTab Speed Dial, disponível na Chrome Web Store.

A grande vantagem dessa extensão é que ela dá todo o controle das miniaturas ao usuários. É possível fixar os sites que você quiser ali, e não ficar apenas a mercê do mecanismo automático do Chrome que usa apenas os sites mais visitados. Também existem várias opções de personalização do design, podendo mudar o fundo, colocando efeitos 3D parecidos com o do Safari, mudar o número de linhas e colunas, entre outras coisas.

Chrome

Se você realmente usa essa janela regularmente, o FoxTab Speed Dial pode te deixar bem feliz te entregando muito mais opções que o Chrome entrega por padrão.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.