Navegador Firefox para Android rodará aplicativos do Firefox OS

Por Redação | 05 de Julho de 2013 às 15h25

O navegador Firefox para aparelhos móveis equipados com Android será capaz de rodar os aplicativos disponíveis para a plataforma da Mozilla, o Firefox OS, como revelou Lucas Rocha, engenheiro de interface do usuário do Firefox, durante o 14º Fórum Internacional do Software Livre em Porto Alegre. As informações são do jornal A Folha de S. Paulo.

Rocha afirmou que o recurso funcionará da mesma forma que as extensões disponíveis para a versão web do navegador e que ainda não tem data de lançamento definida. "A ideia de fazer apps para a web, por definição, é poder fazê-los rodar em qualquer lugar", explicou o engenheiro quando questionado se a medida não seria um "tiro no pé" da própria empresa.

Sobre o lançamento do Firefox para aparelhos iOS, Lucas Rocha afirmou que não há previsão para a chegada do navegador na plataforma móvel da Apple. "Se não temos o poder de definir o que o navegador terá, não faz sentido o aplicativo para iOS", disse, criticando a posição da Maçã com relação à restrição do JavaScript.

Além disso, o engenheiro afirmou que a chegada dos primeiros aparelhos equipados com o Firefox OS no Brasil ainda não está definida. Mesmo com o mercado brasileiro sendo uma das prioridades da Mozilla, problemas com fabricantes de hardware atrapalharam os planos da companhia. Nesta semana, o ZTE Open com Firefox OS foi lançado na Espanha por 69 euros (R$ 200).

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.