Na guerra dos navegadores, Google Chrome amplia vantagem sobre o Firefox

Por Redação | 02 de Maio de 2014 às 10h00
photo_camera PC World

O Google Chrome ampliou a vantagem no número de usuários sobre o Firefox no mês passado. De acordo com as estatísticas divulgadas pelo Net Market Share, para abril, o Chrome foi responsável por cerca de 17,9% do tráfego na web vindo de desktops. No mês de março, o primeiro em que o navegador deixou o rival Firefox para trás, a margem era de 17,5%. Em contrapartida, o Mozilla Firefox viu o número de usuários cair de 17,2% no mês de março para 17% em abril.

A longo prazo, o navegador do Google tem ganhado cada vez mais espaço, enquanto o Firefox vê, aos poucos, o número de usuários diminuir. As estatícas da Net Application para o mesmo período do ano passado mostram o Google Chrome com 16,3% do mercado e o Firefox com 20,3%, ou seja, enquanto o Google Chrome ganhou mais de 1 ponto percentual, o Firefox caiu 3.

Mercado dos navegadores de Internet

Ainda dominando a preferência dos usuários, o Internet Explorer aparece com surpreendentes 57,8%. Mesmo tendo sofrido bastante flutuação nesse número nos últimos 6 meses, o navegador da Microsoft ainda se mantém acima dos 55% registrados em abril de 2013. No entanto, as previsões são de que esse número caia acentuadamente nas próximas semanas, já que a última falha de segurança encontrada no browser fez com que até mesmo o departamento de segurança dos Estados Unidos emitisse alerta recomendando aos usuários a troca do navegador. A Microsoft ainda não liberou nenhum patch de correção para o problema.

É importante salientar também que cada agência utiliza seus próprios métodos para medir o tráfego na rede, portanto, os dados da Net Application não são absolutos. A StatCounter, por exemplo, coloca o Google Chrome bem à frente do Internet Explorer, Firefox e demais concorrentes.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.