Mozilla: 'não lançaremos Firefox para iOS enquanto Apple não mudar políticas'

Por Redação | 11 de Março de 2013 às 12h39

A Mozilla, empresa responsável pelo desenvolvimento do navegador Firefox, afirmou no último final de semana que não tem planos para lançar uma versão do seu navegador para dispositivos iOS enquanto a Apple não mudar suas políticas e "atitudes hostis" com desenvolvedores terceiros. A afirmação foi feita por Jay Sullivan, vice-presidente de produtos da Mozilla, durante a conferência SXSW - South by Southwest, nos Estados Unidos. A notícia saiu no CNET.

Em primeiro lugar, a empresa quer ter o direito de usar recursos como o JavaScript em seu produto no sistema iOS, algo que a Apple não permite dentro do seu ambiente fechado da App Store. A Mozilla também não está satisfeita com a política de navegador padrão no iOS, que, atualmente, é o Safari. Com base nesses fatores, a produtora do Firefox acredita que não será capaz de produzir uma solução completa para o seu navegador.

A empresa continua participando do ecossistema móvel com o seu navegador Firefox para dispositivos equipados com o sistema operacional do Google, o Android. E em 2013, o mercado móvel deve começar a receber os primeiros smartphones e tablets equipados com o SO da Mozilla, o Firefox OS.

Representantes dos navegadores Opera e Dolphin também participaram do mesmo painel que a Mozilla na SXSW e concordaram com a opinião da companhia sobre as regras restritivas da Apple.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.