Mozilla lança Firefox Marketplace para aparelhos Android; baixe já!

Por Redação | 19.10.2012 às 10:05 - atualizado em 19.10.2012 às 10:35

A Mozilla anunciou nesta quinta-feira (18) o lançamento da nova versão do seu navegador para dispositivos móveis equipados com o Android, o Aurora, e também sua loja de aplicativos para usuários e desenvolvedores, a Firefox Marketplace. A loja funciona como a Google Chrome Web Store, permitindo que os usuários tenham acesso a aplicativos móveis para a web.

De acordo com o TechCrunch, os aplicativos da loja serão executados em tela cheia e também podem ter um atalho na tela inicial do aparelho. Entre os aplicativos disponíveis gratuitamente neste primeiro momento estão o Twitter, Distant Orbit, Jauntly e Soundcloud.

Firefox Marketplace

Reprodução: Geeky Gadgets

Além dos aplicativos, a Firefox Marketplace também irá oferecer APIs para os desenvolvedores criarem aplicações de descoberta, pagamentos e assinaturas.

"Nosso objetivo é coletar o máximo de feedback possível sobre o design da Marketplace, a sua usabilidade, desempenho, confiabilidade e conteúdo. O feedback dos usuários iniciais nos ajuda a melhorar a qualidade da loja antes de ser liberada para um público maior", afirmou a empresa em comunicado oficial.

A Mozilla ainda acredita que com a loja, os desenvolvedores de aplicativos poderão criar, distribuir e monetizar com apps que utilizem tecnologias inovadoras da web como HTML5, JavaScript e CSS.

O Firefox Aurora ainda não está disponível na Google Play, mas você pode baixá-lo aqui. Depois de instalado, abra o Firefox Aurora e clique no menu "Opções", depois em "Tools" e, em seguida, em "Apps". Clique no link "Firefox Marketplace" e pronto!

Confira abaixo um vídeo de apresentação da Firefox Marketplace: