Mozilla lança Firefox 22 com suporte para videochamadas e games nativos

Por Redação | 25 de Junho de 2013 às 17h17

A Mozilla lançou nesta terça-feira (25), pouco mais de um mês depois da versão anterior, a nova versão do seu navegador, o Firefox 22, que tem suporte para videochamadas e jogos em três dimensões nativos, que dispensam instalação de plug-ins desenvolvidos por terceiros graças a uma ferramenta JavaScript que funciona com tecnologias como Emscripten e WebGL. As informações são do TechCrunch.

"Atividades como jogos e chamadas de vídeo foram os últimos desafios que restavam para provar que a Web é uma plataforma capaz e poderosa para realizar algumas tarefas complexas. Conquistamos esses desafios como parte da missão da Mozilla para fazer avançar a Web como uma plataforma para abertura, inovação e oportunidade para todos", afirmou a empresa em seu blog oficial.

O principal recurso presente no Firefox 22 fica por conta do protocolo WebRTC que, agora, está ativado por padrão no navegador. A ferramenta permite que os usuários realizem videochamadas a partir do seu navegador usando alguns aplicativos exclusivos, inclusive para pessoas que utilizam o Google Chrome em vez do Firefox. Assim como na versão anterior, as APIs sociais receberam melhorias em seu sistema de funcionamento e ganharam um gerenciador próprio localizado na aba Add-ons.

As integrações com o Facebook e o Facebook Messenger foram mantidas nessa nova versão, assim como com a rede social japonesa Mixi e com o site msnNOW. E rumores indicam que, em breve, a Mozilla irá anunciar a integração com outros sites sociais através de suas APIs para o navegador.

Demo BananaBread Firefox 22

Demonstração jogo BananaBread no Firefox 22 (Foto: Divulgação)

Outra novidade que irá impressionar os gamers de plantão é a introdução da ferramenta em JavaScript, desenvolvida pela própria Mozilla, a OdinMokey, que foi otimizada para suportar o subnível asm.js. O asm.js torna, por exemplo, jogos em 3D mais leves, o que garante uma melhora considerável no desempenho do navegador. A empresa garante que a velocidade em que rodam os jogos é "praticamente nativa", ou seja, o equivalente aos aplicativos que não precisam necessariamente do navegador para rodar.

Na versão para Windows, o Firefox 22 traz escalas que permitem que os usuários renderizem textos para tamanhos maiores para suportar telas com resoluções mais altas. Já no Mac OS, o progresso dos downloads será mostrado no ícone do navegador na Dock.

O Firefox 22 já está disponível para download gratuito para Windows, Mac e Linux.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.